16/03/2020 - 10:05h

Os benefícios da semente de abóbora nos tratamentos corporais

Conheça as propriedades medicinais do óleo da semente de abóbora e como ele atua no organismo.

A semente de abóbora é extremamente nutritiva e tem sido utilizada como alimento rico em manganês, fósforo, ferro, zinco, magnésio, triptofano, cobre e proteínas, além de vitaminas do complexo B e vitamina A.

Entre seus nutrientes, também podemos destacar o L-triptofano, considerado um potente antidepressivo natural, que também ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Outra grande vantagem no consumo regular da semente é quanto à presença de fitoesteróis, um composto orgânico que ajuda a regular os níveis de colesterol, prevenindo doenças cardíacas.

Com tantas substâncias importantes para o organismo humano, a semente de abóbora pode ser consumida de diversas formas: pura, tostada, triturada. Outra forma bastante eficiente de ingestão dos nutrientes é através do óleo extraído das sementes, que tem sido muito utilizado na culinária, mas também em cápsulas.

A indústria de dermocosméticos também tem se valido dos benefícios da semente de abóbora em cremes de massagem, que atuam no combate às estrias e celulite.

Principais benefícios da semente de abóbora

Antes de descartar as sementes da abóbora, vale saber todos os benefícios que ela proporciona para nossa saúde. Lembrando que existem no mercado produtos cujo composto é feito dessa poderosa semente. Confira:

Melhora a qualidade de sono

Rica em magnésio e triptofano, a semente de abóbora proporciona uma noite de sono restauradora, devido ao efeito calmante dessas substâncias.

Efeito detox

A semente de abóbora auxilia na redução das toxinas presente no organismo, devido às propriedades diuréticas e antioxidantes, agindo diretamente no funcionamento dos rins.

Melhora o fluxo intestinal e aumenta a saciedade

Como um alimento rico em fibras, a semente de abóbora auxilia na digestão, melhora o trato intestinal e prolonga a saciedade, diminuindo o consumo de alimentos fora de hora.

Regula os níveis de insulina no sangue

Quando consumidas em pequenas porções ao longo do dia, as sementes de abóbora auxiliam na diminuição dos picos de insulina, por serem ricas em proteínas e de fácil digestão.

Possui ação antioxidante

O extrato da semente de abóbora contém compostos fenólicos, conhecidos por sua ação preventiva de distúrbios fisiológicos e até de doenças como o câncer, devido à ação antioxidante, que combate os radicais livres, precursores de alguns tipos de tumores.

Auxilia no ganho de massa magra

Por ser uma fonte rica em proteínas, a semente de abóbora pode auxiliar no ganha de massa muscular, desde que o consumo seja combinado com treinos de musculação e uma dieta balanceada.

Semente de abóbora para pele e cabelos

Devido ao alto nível de antioxidantes naturais e ácidos graxos, o óleo de semente de abóbora faz muito bem para a pele e os cabelos. Além disso, a vitamina E pode ser coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce de todas as células do organismo.

Esses antioxidantes são responsáveis pela proteção da estrutura celular e neutralizam os radicais livres que deixam a pele mais vulnerável, aumentando o aparecimento de rugas e manchas. Além disso, a vitamina E age melhorando a cicatrização de lesões, e pode suavizar a aparência de estrias.

Podendo ser utilizado tanto interna quanto externamente, o óleo da semente de abóbora é capaz de tratar a queda de cabelo, por combater o DHT (DiHidroTestosterona) —  hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, enfraquecendo os fios que começam a cair em excesso.

Postado por: Raavi